top of page

Design software degestão - Desker

Product, UX/UI Design

capa.jpg

Cliente

Desker

Duração

4 meses

A Desker é uma startup de tecnologia que está entrando no mercado com um software de gestão para engenheiros e arquitetos. O desafio era dar sentido ao que precisava ter no software, entregar a melhor experiência para o público e priorizar as funcionalidades para o MVP.

A Desker nasceu com o propósito de otimizar a gestão de empresas de engenharia e arquitetura, oferencendo dados rápidos e fáceis de entender, gestão descomplicada e um software que permitisse organizar os dados em apenar um lugar.

Um dos problemas de escritórios de engenharia e arquitetura é a falta de gestão de projetos e obras, resultando em dificuldade de planejamento eficiente, falta de comunicação com os envolvidos, atraso na entrega, não atingimento de metas e falta de dados na tomada de decisão.

Segundo o Sebrae, 29% dos microempreendedores individuais fecham as portas após cinco anos de atividade. 17% das empresas de pequeno porte no mesmo período e as microempresas com 21,6% têm a taxa de mortalidade intermediária.

Processo

Meu papel no processo de design foi desenvolver desde a estruturação da arquitetura da informação, criando o melhor fluxo do usuáro, até o design final da interface.

Abaixo está uma visão geral das etapas pelas quais fui responsável no processo; depois disso, os desenvolvedores assumiram a realização dos designs. em código.

processo-desker.jpg

DESCOBERTA

Escopo e análise de mercado

O projeto consistia em diversas funcionalidades de gestão como cadastro de cleintes e colaboradores, cadastro de obras, gestão financeira, envio de propostas, métricas e relatórios.

Os stakeholders da Desker era composto por um desenvolvedor, dois investidores, uma agência de marketing e um engenheiro, dono de uma construtora e principal entendedor do produto. Meu papel era entender a visão do cliente e verificar quais eram os objetivos, problemas, motivações e como surgiu a ideia.

Fiz um benckmark para entender as soluções do mercado, vantagens e desvantagens de cada um deles.

Personas

Montamos as personas com base nos dados coletados da pesquisa de validação do problema, realizada com 12 engenheiros e arquitetos e decidimos focar em autônomos, pequenas e médias empresas.

Alexandre.jpg
Olívia.jpg

Pesquisa desk

Depois de definir o escopo do projeto com o time, o processo começou com pesquisa desk que estabeleceu a base teórica do projeto. Alguns dos tópicos explorados são 'gestão', 'gestão na engenharia e arquitetura', 'problemas em escritórios de engenharia' e 'problemas em escritórios de arquitetura'

desk.png

Conversando com alguns usuários entendemos as dores, necessidades e motivações dos empreendedores. As entrevistas também foram usadas para descobrir padrões de comportamento em relação a gestão de suas empresas.

DEFINIR

Síntese dos dados

As citações das entrevistas foram mapeadas resultaram em várias áreas problemáticas na gestão das empresas de engenharia e escritórios de arquitetura:

>>

"Uso o excel mas não é otimizado e preciso sempre mexer na tabela pra filtrar o que eu preciso."

>>

"Tenho um software de gestão genérico, mas não consigo personalizar pra minha empresa, preciso usar mais de uma ferramenta pra conseguir ter todos os dados que quero."

>>

"Não tenho nenhum software, controlo algumas informações no papel. Mas demoro muito pra conseguir algum dado."

>>

"Tenho uma planilha do excel com gráficos, é um pouco demora pra conseguir as informações e não consigo personalizar."

Após saber pra quem vamos desenvolver e entender algumas motivações, reuni o time para uma dinâmica de brainstorming de funcionalidades com o objetivo de adicionar todas as funcionalidades necessárias para o software. 

Para a priorização das funcionalidades, utilizamos o sequênciador.

brainstorming.png
sequenciador.png
layout 1 full.jpg

Jornada do cliente

Mapeei uma jornada do cliente para entender as etapas cronológicas pelas quais um usuário pode passar. Começar assim ajuda a criar empatia com o usuário e manter o foco em suas necessidades. 

jornada do usuário.jpg

Sitemap e hierarquia de navegação

Fiz o mapa do site com as diferentes telas e itens de menu, isso ajuda a entender o fluxo do aplicativo e verificar se hierarquia dos itens do menu estão agrupados corretamente e são fáceis de navegar.

Site Map Desker full.jpg

DESENVOLVER

Wireframe e protótipos

Criei um style guide que norteou toda identidade do software, bem como alguns padrões para as telas, priorizando a consistência do design.

Com isso, desenvolvi todas as telas e jornadas do sistema e após inúmeras rodadas de interações e análises do time, finalizamos com um software completo de gestão, com as principais funcionalidades de gestão de pessoas, financeiro, obras, projetos, comercial e propostas, métricas, planejamento de obras e relatórios.

layout 2.jpg

Para comunicar os projetos finais com as partes interessadas e desenvolvedores, construi vários protótipos interativos no Figma. Isso ajudou a comunicar o fluxo dos recursos e as microinterações que não são visíveis nas exportações estáticas.

Landing page

Criei uma landing page para captar clientes e comunicar os principais objetivos e funcionalidades da Desker, seguindo a identidade visual da marca.

lo.jpg

Aprendizados

# 1 Aprimorando o valor e a intenção do design: aprendi a me comunicar constantemente e deixar de lado o viés em relação aos objetivos do usuário, explicando para os clientes o quanto é importante entender melhor os usuários e colocá-los no centro das decisões.

# 2 Exploração do ambiente ambicioso para extrair insights únicos: tive total convicção da importância de juntar diversos perfis para o entendimento dos problemas e busca de soluções, com diferentes visões é muito mais eficiente pensar em soluções inovadoras, além de o refinamento constante de resultados exclusivos também gerou valor real para os usuários.

#3 Eu represento a voz de nossos usuários: eu realmente aprendi a importância de representar a voz do usuário durante todo o processo. Tive um grande crescimento em minha confiança ao aprender a defender minhas decisões de design e rejeitar o feedback das partes interessadas que não tem os melhores interesses dos usuários.

Let's work together? Say hi!

Is there something on your mind that you'd like to share? I'd love to hear it; feel free to send me a message anytime. Let's design a better future.

→ Email
→ Linkedin
→ Instagram
bottom of page